O Ministério boliviano de Comunicação planeja instalar em breve a televisão digital livre e comunitária, como parte de sua política de democratização da informação.
O diretor de estudos e projetos dessa pasta, Gonzalo Suárez, explicou em um comunicado que o projeto tem como objetivo a inclusão social.
O objetivo geral, disse, “é impulsionar o acesso à televisão e rádio via satélite livre no setor rural”.
Explicou que o sonho se fará possível através da instalação de televisões, antenas parabólicas e decodificadores de sinal nas sedes dos sindicatos agrários e organizações sociais, escritórios públicos ou instituições de saúde dessas regiões.
Acrescentou que o ministério ao qual pertence prepara outro projeto com o vice-ministro de Moradia Social para o serviço de televisão via satélite, no marco do direito à comunicação e à informação.
“Este projeto tem como propósito levar esse serviço a 22 mil casas construídas pela Agência Estatal de Moradia em diferentes localidades rurais”, afirmou Suárez.
Especificou que se espera gerar o sinal da “rádio mãe” através do satélite Túpac Katari com implementação e instalação na capital, para vincular todas as Rádios dos Povos Indígenas do país.
“Também está previsto o relançamento do canal 11 TV Comunitária Indígena em Alto Beni, que precisa de apoio para cumprir fins e objetivos do direito da informação”, afirmou.
Fonte: FNDC