O Ministério de Ciência , Tecnologia, Inovações e Comunicações publicou nesta segunda dia 5/06, no Diário Oficial da União, a portaria que homologa a prorrogação do desligamento dos sinais analógicos em Goiânia e outras 28 cidades na região. O ‘apagão’ analógico, previsto para 31/5, pode se dar até 21/6.
Emissoras de televisão, operadoras móveis, Anatel e MCTIC decidiram adiar o desligamento por conta do resultado da pesquisa feita pelo Ibope, que indicou nos dias anteriores à data inicialmente prevista que apenas 88% dos domicílios dessa região estavam preparados para assistir a programação somente por sinais digitais.
A saída foi repetir o que se deu em Brasília, que fez o ‘apagão’ ao longo de três semanas. Na prática, algumas emissoras, como as TVs do Legislativo, até fazem o desligamento no começo do período. As grandes emissoras comerciais, no entanto, só vão desligar os sinais analógicos em 21/6.
Na portaria, isso ficou resolvido com “início à zero hora do dia 31 de maio de 2017 e término às 23 horas e 59 minutos do dia 21 de junho de 2017, na localidade de Goiânia/GO e nos seguintes municípios de Goiás: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade”.
Fonte: Convergência Digital