Desde a instituição do Sistema Brasileiro de TV Digital pelo Decreto 4901 de 2003, muitas ações no campo da pesquisa e da politica vem sendo implementadas. As possibilidades tecnológicas que o sistema digital oferece são enormes e não se restringem apenas a qualidade da transmissão da imagem, como vemos a “reveria” nos canais de comunicação convencionais que apostam na implantação do SBTVD como mais uma forma de se vender produtos. Nesse modelo de televisão a interatividade é o grande diferencial e é essa possibilidade de interação que pode incluir uma parcela significativa da sociedade brasileira no universo da informação e de serviços digitais.
Assim, a necessidade de se popularizar as reais possibilidades do SBTVD é emergente e urgente e ações como o I SEMINARIO E DESENVOLVIMENTO DE TV DIGITAL GINGA-DF que envolveu vários agentes e pensadores da área e que aconteceu no dia 17 de junho de 2012 e a OFICINA DE DESENVOLVIMENTO NCL/LUA que foi entre os dias 13 e 20 de junho de 2012, além de desmistificar o universo do SBTVD também atua como gerador de agentes multiplicadores de conhecimento, que necessariamente não estão ligados a comunidade acadêmica, mas que colaboram na elaboração e no desenvolvimento de possibilidades de interação entre o telespectador e os programas de TV.
As palestras oferecidas pelo grupo GINGA-DF no I Seminário, com destaque para as falas do professor Luiz Fernando Gomes Soares (PUC-RJ) e do professor Raoni Kulesza (UFPB), demonstraram que apesar do atraso em que se encontra o processo de desenvolvimento a TV digital brasileira já é uma realidade e por isso é preciso investir, urgentemente em formação de base. O atual quadro aponta para a falta de desenvolvedores de aplicativos que permitam uma interação inteligente e de interesse publico entre telespectador e TV.
A inclusão digital e social que o Decreto 4901 almejava só será possível se ações como a que o grupo GINGA DF implementou através do seminário e da oficina de desenvolvimento se tornarem freqüentes e comuns em todos os cantos do país.
Parabéns ao grupo GINGA DF pela bela e importante iniciativa e parabéns a todos os que contribuíram para o desenvolvimento do SBTVD bem como do Middleware Ginga.
William Alves
Associação Cultural FAISCA