No final do mês de Maio entrou no ar o site do Programa Ginga Brasil, iniciativa da da PUC-Rio, CGI.br (Comitê Gestor da Internet), RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), Telebrás, ACERP (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto) e Proderj para formação de desenvolvedores de aplicações interativas usando o Ginga-NCL e a linguagem Lua. A iniciativa é parte do projeto “IPTV.br: Serviço Multimídia de Banda Larga para Inclusão Social”, do Comitê Gestor da Internet.
Ginga Brasil tem como premissa básica que a verdadeira inclusão não se dá apenas pelo direito de acesso à informação, mas também pelo direito ao conhecimento sobre como gerar informações. Nessa linha, o programa tem como foco o treinamento para desenvolvimento de aplicações para TV digital na linguagem NCL e sua linguagem de script Lua .
O programa é constituído de três fases:
- A formação de multiplicadores para a propagação do conhecimento sobre como gerar programas interativos para TV digital
- A formação de produtores de conteúdos interativos pelos multiplicadores
- O incentivo ao desenvolvimento de aplicações para TV digital (aberta e IPTV), visando a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016
O programa de inclusão social Ginga Brasil é parte do projeto “IPTV.br: Serviço Multimídia de Banda Larga para Inclusão Social”.
Atenção! As inscrições para a primeira fase (Formação de Multiplicadores) do programa Ginga Brasil se encerram dia 2 de Julho!