O ministro das Comunicações, Hélio Costa, autorizou na tarde desta quarta-feira, 10 de março, a consignação de canais digitais para a TV Anhanguera, de Palmas (TO); para a TV Tocantins, de Anápolis (GO); e para a TV Rio Vermelho, de Luziânia (GO).
Com a consignação assinada, estas emissoras vão preparar projeto de instalação da estação transmissora para receber do ministério autorização para início das transmissões digitais. São 152 emissoras de televisão em todo o Brasil que tiveram do ministério a consignação de seu canal digital.
O ministro Hélio Costa, ao assinar as consignações, lembrou da importância da inovação tecnológica da TV Digital. “É um passo importantíssimo que a tevê brasileira deu, na hora certa, e que posicionou o país na América do Sul”, disse o ministro.
O representante das emissoras, Jaime Câmara, revelou os planos de inauguração do sinal digital em alta-definição das três emissoras. “Essa assinatura vai nos permitir inaugurar o sinal digital nestas três cidades antes da Copa do Mundo”, disse Câmara. A Copa do Mundo começará no dia 11 de junho, na África do Sul.
Passados pouco mais de 2 anos desde a implantação, 29 cidades brasileiras já transmitem a TV Digital em alta-definição. Deste número, 20 são capitais e 9, cidades pólo: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Santos (SP) Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Sorocaba (SP), Belém (PA), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC), Aracaju (SE), Londrina (PR), São Luís (MA) e Araraquara (SP).
Fonte: Convergência Digital