Foi publicado neste dia 15 de março de 2012 no site do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) projetos com aplicações interatividade na TV Digital que utilizam Ginga.
O CPqD localizado no município de Campinas no interior de São Paulo foi criado em 1976 como Centro de Pesquisa e Desenvolvimento tem ao longo tempo contribuído com inovações tecnológicas e possui um grande número de patente e disponibiliza projetos como uma contribuição para comunidade para fortalecimento e enriquecimento da TV Digital Terrestre no Brasil.
O projeto SMTVI – Serviços Multiplataforma de TV Interativa utiliza middleware GINGA com foco na interatividade vai permitir aplicações interativas à população brasileira através da TV aberta.
Nesta etapa serão disponibilizadas ferramenta de autoria, biblioteca de componentes de software e a PrevidênciaFácil. Tudo isso esta dentro de um conograma estabelecido pelo CPqD que vai liberar em etapas outros projetos.
No site do CPqD vocè encontra os projetos e a política de uso dos aplicativo. Dentre os projetos, segundo informações do CPqD, podemos citar alguns:
- T-CoD – Conteúdo Sob Demanda
Foram desenvolvidas aplicações representativas do que ocorre na Internet no que diz respeito ao acesso a informações sob demanda e à interatividade entre usuários.
- T-Gov – Governo Eletrônico
Foram desenvolvidas três aplicações voltadas para serviços de governo eletrônico: IncluaSaúde – para agendamento de consultas médicas e dicas de saúde para a população; ProcuraEmprego – para divulgação de oportunidades emprego em todo o País; PrevidênciaFácil
- T-Commerce – Comércio Virtual Interativo
A aplicação desenvolvida pelo CPqD permite que o usuário possa vender ou comprar produtos a partir de um aparelho televisor. Para vender um produto, o usuário deve anunciá-lo, informando os dados pertinentes, como a descrição do produto, sua categoria, fotos e preço.
- T-learning – Educação à distância
Foi desenvolvido um serviço para educação à distância semelhante ao CPqD Primeiras Palavras. Esse serviço é focado na alfabetização e por meio de atividades em ordem crescente de complexidade, o usuário é conduzido e estimulado a aprender a ler e escrever.
- T-Games – Jogos
Os jogos desenvolvidos são aplicações de natureza lúdica, com regras simples e fáceis de aprender. Por seu caráter despretensioso, é uma forma de passatempo podendo ser jogado por crianças e adultos de todas as idades. Por meio de um portal, o usuário tem acesso ao jogo de Damas, Cobrinha (Snake), Memória, Campo Minado e Fantasmas.
Quer saber mais?
Aplicações de TV Interativa
The Developers Conference
O projeto SMTVI foi apresentado no The Developers Conference 2011 em São Paulo e Goiânia por Hugo Cesar Crohare Lavalle que é arquiteto de software e líder técnico na área de TV digital interativa do CPqD e pelo projetista de TV digital interativa Raphael de Carvalho Barbosa do CPqD nas palestras Desenvolvendo e Integrando Serviços Multiplataforma de TV Digital Interativa e Entendendo a transmissão de aplicações
Grande incentivo
Para os desenvolvedores foi uma ótima notícia pois estão disponibilizados vários aplicativos que podem ser estudados e utilizar em novos projetos.
Fica o convite para a comunidade inciar seus estudos num campo que há pouca oferta de mão de obra no Brasil.
Fonte: Global Code