Depois de ter sido uma das empresas selecionadas pela IBM para ser apresentada no primeiro fórum de capital de risco para inovação que a gigante de tecnologia realiza no Brasil, a HXD Interactive TV, braço da Hirix para TV Digital, conquistou a confiança da Big Blue para uma empreitada de peso. Juntas, as duas trabalharão na adaptação da plataforma Media Hub, desenvolvida inicialmente pela IBM para a Disney, para uso no padrão nipo-brasileiro de TV Digital, bão só no Brasil como em toda a américa latina.
“O Media Hub é uma espécie de uma espécie de framework SOA para atender a toda a cadeia envolvida com produção de conteúdo para mídia digital”, explica Salustiano Fagundes, presidente da HXD e da Hirix.
Em todo o mundo, a IBM já vem adaptando o Media Hub para o mercado de TV. Empresas como a MTV e a TNT já usam a plataforma. Na Europa, a BBC. Na última NAB, realizada no fim de abril nos Estados Unidos, a IBM apresentou alguns parceiros do ecossistema formato em torno da plaraforma. Na época, já eram mais de 25 desenvolvedores de software de mídia, bem como dezenas de provedores de aplicativos de back-office, aos quais a HXD se une agora.
“Para gerar aplicativos na TV Digital com qualidade será preciso cuidar de todo o processo de enganharia por trás. São mudanças importante na cadeia de valor”, explicou Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, em palestra durante a SET 2009.
Pois um dos objetivos do Media Hub é justamente esse: permitir que as empresas de mídia automatizem e otimizem processos, de modo a se ajustarem mais rapidamente às mudanças nas prioridades de negócio, do mercado e de recursos disponíveis.
Fonte: Convergëncia Digital