Mais autores poderiam tomar essa mesma iniciativa como exemplo e colaborar para o conheceimento livre!!!
Obrigado Carlos Montez e Valdecir Becker
TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil.
O destaque deste livro está no seu caráter de inovação quanto às obras voltadas para as discussões em TV Digital no Brasil.
Valdecir Becker e Carlos Montez desenham um panorama das possibilidades que a Televisão deve trazer para o Brasil e como suas configuração devem permitir recursos como a interatividade, canal de retorno dentre outras.
Organizado em tópicos não lineares, que podem ser lidos de maneira independente, o fluxo que se dá dentro da narrativa vai construindo a Televisão Digital com suas bases, a evolução, as tecnologias utilizadas e os possíveis efeitos que ela deveria causar na sociedade brasileira.
Os autores também indicam bibliografias para que os leitores possam se aprofundar nos pontos que considerarem importantes e, nos tópicos finais são publicadas entrevistas com 11 pesquisadores de algumas áreas importantes dentro do processo de implantação da TV digital no Brasil.
Passados aproximadamente 5 anos de suas publicação, o livro ainda mantém muitos apontamentos que podem ser contextualizados à realidade atual.
Além disso, sua organização e os conceitos apresentados podem ser considerados um com um importante “tutorial” àqueles que tem o interesse de conhecer as principais características da Televisão Digital Interativa.
Confira abaixo a Introdução da segunda edição (2005):
A primeira edição deste livro surgiu depois de inúmeras discussões e debates no âmbito do projeto de pesquisa “Infra-estrutura Internet2 para Desenvolvimento e Teste de Programas e Ferramentas para TV Interativa” – I2TV. Os temas discutidos abrangiam TV digital, TV interativa, evolução tecnológica, convergência de mídias, alcance social das tecnologias e adoções de ferramentas e técnicas inovadoras na comunicação. Essas conversas estavam muito mais embasadas na desinformação (será que foi por isso que renderam tanto?) do que no conhecimento propriamente dito. Apesar do interesse no assunto e da busca incessante de informações sobre TV digital e interativa, um assunto sempre predominou: a falta de material em língua portuguesa. Com poucas exceções feitas a Portugal, inexistem publicações sobre o assunto em português, o que dificulta muito o início dos estudos sobre o tema e a compreensão de termos técnicos, tão necessários para entender os fundamentos dessa mídia.
A dificuldade maior estava na indicação de leituras básicas e de fácil compreensão, seja para bolsistas novos ou para pessoas de fora do projeto, interessados no assunto. Sempre era necessária a recomendação de no mínimo três sites e dois livros, todos em inglês. Além disso, a maioria desses livros apresenta vários detalhes técnicos, desnecessários e incompreensíveis durante uma leitura introdutória.
Com o passar dos anos e com o aprofundamento das pesquisas, vimos que nossos endereços de sites “favoritos” e os arquivos com textos sobre TV digital, TV interativa, interatividade e Sociedade da Informação, além dos livros adquiridos no período, formavam um verdadeiro banco de dados sobre o assunto. Isso sem contar os e-mails e anotações trocadas durante conferências, simpósios e workshops sobre temas correlatos.
Daria muito trabalho separar o joio do trigo, mas como o desafio sempre nos atraiu e de certa forma norteou os estudos, não hesitamos em começar a exaustiva tarefa de juntar o material mais pertinente a um livro introdutório sobre o tema.
A segunda edição foi uma conseqüência natural da primeira. Após a venda de todos os exemplares em menos de três meses, nos propomos a viabilizar a segunda edição, com algumas atualizações, principalmente no tocante a tecnologias e às experiências brasileiras. Duas áreas em que muita coisa aconteceu nesse aproximadamente um ano desde o lançamento da primeira edição.
Com este livro não pretendemos trazer soluções nem responder perguntas pertinentes sobre o desenvolvimento e andamento das pesquisas no país. Isso fica para uma próxima vez. Pretendemos simplesmente apresentar um tema que até agora tem passado praticamente despercebido pela grande imprensa, e por conseqüência, pela sociedade. Apesar da iminência da definição do futuro da TV digital brasileira, poucos veículos de comunicação se atreveram a fazer reportagens amplas, completas e elucidativas sobre o assunto. Os que tentaram, na maioria dos casos, se perderam na confusão de termos técnicos que questões políticas sem relação efetiva com o tema.
Separamos os principais temas em capítulos, que podem ser lidos linearmente, ou na seqüência que interessar ao leitor. Não há uma interligação entre os capítulos que obrigue a linearidade. Dessa forma, acreditamos tornar mais acessível um tema que, por si só, elimina da compreensão quem não tiver um mínimo de conhecimento na área. Apesar dos esforços em transcrever os termos técnicos para uma leitura agradável, acessível para quem não convive no dia-a-dia com os jargões da informática e das telecomunicações, alguns temas técnicos podem carecer de maiores aprofundamentos. Nesse sentido, indicamos no final de cada capítulo algumas leituras complementares sobre o tema, que podem representar um aprofundamento sobre as questões discutidas em cada seção.
Nos capítulos seguintes apresentaremos a TV digital interativa, que pode ser uma ferramenta de inclusão digital. Por intermédio dela é possível prover o acesso à interatividade, à internet e à informação. Mostramos as principais características, modelos existentes, e discutimos as principais tendências e desafios para o Brasil.
Abordamos a parte teórica sobre o assunto nos capítulos iniciais; depois fazemos uma introdução técnica sobre o tema, para fechar com uma discussão sobre as perspectivas para o país. Procuramos fazer, sempre que possível, um paralelo entre as tecnologias de TV digital e interativa com as aplicações práticas, sempre enfocando a realidade brasileira.
Para finalizar, conversamos com 11 pessoas diretamente envolvidas com o dia- dia televisivo ou com o desenvolvimento da TV digital. Com isso, pretendemos dar um panorama do futuro dessa mídia no país, ouvindo e respeitando as diferente versões de diferentes setores da sociedade. Procuramos representar os setores e atividades econômicas que de alguma forma tiveram, tem ou ainda terão participação na TV digital, sempre com ênfase no alcance dessa tecnologia no país.
Ou baixe pelo Ginga-DF https://www.gingadf.com.br/blogGinga/livro/TV-Digita-Interativa_2a_EDICAO_Valdecir_e_Montez.pdf
Fonte: LABTVD