UCB, Ipea e Socicom lançam o 2° Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil
O Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012 é resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom). Organizada por Daniel Castro, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea, e José Marques de Melo, presidente da Socicom, a segunda edição da obra será lançada em coletiva pública nesta sexta-feira, dia 30, às 14h, na Universidade Católica de Brasília no Campus da Asa Norte (916N), sala B-203 (2°andar). É necessária a confirmação de presença, enviando nome, instituição e contatos para: eventos@ipea.gov.br.
Os quatro volumes somam mais de 1.200 páginas, escritas por mais de 70 colaboradores ao todo. Entre os autores, estão mestres e doutores de várias partes do País selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa. Tendências é o tema do último volume, que engloba a indústria criativa e de conteúdos digitais, avanços no campo público da Televisão Digital, tendências profissionais e ocupacionais para a área de Comunicação no país, e regulação na comunicação e telecomunicação brasileiras.
Confira a programação do lançamento:
14h – 14h30 – Abertura
- Prof. Dr. João José Curvello, coordenador do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB)
- Daniel Castro, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea
- Marcio Wohlers, assessor técnico da Presidência do Ipea
14h30 às 16h – Tendências
Indústrias Criativas e de Conteúdos Digitais
- Alexandre Kieling, bolsista do Ipea
Serviços, Aplicativos e Conteúdos Digitais Multiplataformas – Avanços no Campo Público de Televisão Digital
- Cosette Castro, bolsista do Ipea
Ocupações Técnico-Científicas no Setor de Telecomunicações: Considerações sobre sua intensidade e sobre a oferta de mão de obra qualificada
- Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa
Tv por Assinatura e Regulação: Desafio à Competitividade e ao Estímulo à Produção Local
- João Maria de Oliveira
16h – 16h30 – Intervalo
16h30 às 18h – Reflexões sobre Comunicação
A Face Única da Moeda: A Cobertura Midiática das Reuniões do Copom
- Pedro Cavalcanti
O Assessor como Bricoleur e as Urgências da Comunicação Pública
- Allex Medrado
- Fernanda Carneiro
Canal Direto com a Sociedade como Estratégia de Comunicação Pública
- Mirlene Bezerra
Governo Eletrônico e Soberania Cultural
- Federico Vázquez
Os gastos com publicidade pelo poder público serão realmente públicos?
- Mariana Resende