O Brasil tenta cooptar mais um país para aderir ao time dos usuários do ISDB-T, o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Agora, a estratégia é conseguir a adesão da Guatemala.
A conquista desse país é importante qporque na América Central, não há uma unanimidade com relação ao uso da tecnologia. El Salvador e Honduras optaram pelo padrão norte-americano ATSC. O Panamá pelo europeu DVB. A Costa Rica, por sua vez, elegeu o ISDB-T. Decisão do governo da Guatemala será conhecida apenas no segundo semestre.
Até lá, o Brasil faz sua oferta. O Embaixador brasileiro no país, Benedicto Fonseca Filho, em entrevista ao jornal local Prensa Livre, confirmou que o governo brasileiro ofereceu cooperação técnica, tecnlógica,a acadêmica e investimentos para que a Guatemala venha a escolhar o padrão nipo-brasileiro.
“O governo brasileiro está disposto a promover a aproximação entre representantes do setor privado, com o intuito de explorar as oportunidades comerciais da adoção do ISDB-T”, declarou o embaixador. Entre os usuários do padrão estão Brasil, Argentina Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Venezuela, Equador, Chile e Peru.
Fonte: Convergência Digital