A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou esta semana a Norma ABNT NBR 15606-4 e uma atualização da norma ABNT NBR 15606-1, elaboradas pelo Módulo Técnico do Fórum Brasileiro do Sistema de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).
As aprovações complementam as especificações da interatividade brasileira, que já permitiam o desenvolvimento de receptores 1-Seg interativos e agora passam a subsidiar também o desenvolvimento de receptores fixos (full-Seg).
O middleware brasileiro já havia recebido, em março, as aprovações da UIT, braço de telecomunicações da ONU, nas Recomendações J.200 e J.202, que passaram a incorporar a arquitetura do Ginga (J.200) e do Ginga-J (J.202).
Responsável pela interatividade do modelo brasileiro de TV digital, a tecnologia começa a ser introduzida nos novos televisores e demais dispositivos integrados com o sistema. A LG, por exemplo, lançou há cerca de um mês sua primeira linha de televisores integrados com interatividade, e, em breve, pretende colocar no mercado o primeiro modelo de celular com o recurso.
Fonte: Tela Viva