A Entidade Administradora da Digitalização – EAD divulgou que a partir do dia 3 de abril, a central de atendimento e o portal na internet estarão funcionando para orientar os usuários em relação as desligamento da TV analógica para a inserção da TV Digital. A central funcionará pelo número 147 e o site será www.vocenatvdigital.com.br.
A EAD é a entidade responsável por cuidar da parte operacional da digitalização e trabalha com as premissas estabelecidas pelo GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV. O Grupo tem trabalhado semanalmente para garantir que o processo de desligamento ocorra de forma inteligente e eficaz.
Na reunião realizada nesta quarta-feira, 25, o GIRED entendeu que a melhor maneira de informar em qual canal estará disponível a versão digital, em geradora que transmite mais de um canal, é colocando uma tarja na parte inferior da tela. O Engenheiro da Abratel e membro do GIRED, André Felipe Trindade, reafirma que esta é a melhor opção. “Nós concordamos que a divulgação dos canais digitais (virtuais) em tarja evitará uma poluição na tela, e permitirá que a emissora flexibilize a divulgação de acordo com a quantidade de canais utilizados, em casos que a mesma geradora retransmita para vários canais. Seria inviável, por exemplo, colocar informações de 5 canais diferentes abaixo do logo analógico”, disse.
O Grupo planeja uma coletiva de imprensa para o começo de abril, em Brasília, para esclarecer mais informações sobre esse processo. A confirmação da data será divulgada pela Anatel.
Fonte: Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão