O Peru fará um projeto piloto com o SBTVD, padrão nipo-brasileiro de TV Digital, a partir de março de 2010, na TV Estatal. A informação é do jornal Perú21.
Segundo a reportagem, ainda em setembro, um especialista japonês chegará ao país para capacitar os técnicos do canal de TV estatal na instalação do SBTVD.
O teste será possível em função de um acordo de cooperação econômica – de US$ 4 milhões – assinado entre Peru e Japão. Os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos e transmissores.
“Os recursos são o primeiro passo concreto da parceria firmada entre o Peru e o Japão”, esclareceu o vice-ministro de Comunicação do Peru, Luis Cuba. O Peru foi o primeiro país da região a aderir ao SBTVD, padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Quando do acerto entre os países foi noticiado que empresas brasileiras poderiam investir até US$ 100 milhões no Peru.
Na semana passada, a Argentina também endossou o standard. Outros países podem aderir ao SBTVD,entre eles, o Chile. Colômbia, Uruguai, Panamá, Guiana Francesa e Guiana Holandaesa adotaram o padrão DVB europeu. México, Honduras e El Salvador optaram pelo norte-americano ATSC.
Fonte: Convergência Digital