out 09

TV DIGITAL: TESTE EM RIO VERDE SERÁ MANTIDO EM QUALQUER CONDIÇÃO, DIZ RODRIGO ZERBONE

TV digital Comentários desativados em TV DIGITAL: TESTE EM RIO VERDE SERÁ MANTIDO EM QUALQUER CONDIÇÃO, DIZ RODRIGO ZERBONE

Conforme o conselheiro da Anatel, o projeto piloto de switch off na cidade goiana não será adiado, nem as condições contratuais assumidas no edital de venda da faixa de 700 MHz serão mudadas.

O conselheiro da Anatel, e presidente do Gired (grupo que administração a transição da TV analógica para a digital), Rodrigo Zerbone, informou hoje, 8, que os diferentes setores do governo, da agência, da radiodifusão e das operadoras de telecomunicações estarão conversando nos próximos dias para tratar do pleito formulado pela Abert – que representa as emissoras de TV aberta – sobre o adiamento do cronograma do desligamento da TV analógica, apresentado no último dia 6, no congresso nacional da entidade.

Mas ele assegurou que, qualquer mudança irá levar em consideração algumas premissas: a de que o projeto piloto de desligamento da TV analógica na cidade de Rio Verde, no dia 29 de novembro, será concretizado, e de que as condições contratuais assumidas no edital de venda de frequência de 700 MHz, no que diz respeito aos valores a serem desembolsados e os prazos finais, serão mantidos. ” Os contratos são atos jurídicos perfeitos”, afirmou.

Para dar mais tempo para que as negociações avancem, explicou, a reunião do Gired, que estava marcada para o próximo dia 14 foi adiada para o dia 22 de outubro, quando, ele espera todas as questões pendentes possam ter sido resolvidas.

O presidente da EAD (empresa responsável pela condução da transição), Antonio Carlos Martelleto, defendeu ontem,08, que se fosse feita a rediscussão do cronograma de desligamento da TV analógica no Brasil, que fosse mantida a programação na cidade de Rio Verde, porque a cidade está mobilizada e seria uma sinalização muito ruim para o processo.

Fonte: Tele Síntese

Tagged with:
out 09

TV Digital: Gired decide desvinculação dia 22, mas planos para Rio Verde estão mantidos

TV digital Comentários desativados em TV Digital: Gired decide desvinculação dia 22, mas planos para Rio Verde estão mantidos

O Gired – grupo de implementação da digitalização – deve decidir no dia 22 deste mês sobre a proposta dos radiodifusores de desvincular a entrega da faixa de 700 MHz do desligamento do sinal analógico. “Muitas questões precisam ser avaliadas, inclusive jurídicas e contratuais”, disse o presidente do grupo, Rodrigo Zerbone. Ele ressaltou, entretanto, que os preparativos para o switch-off em Rio Verde (GO) serão mantidos.

Segundo Zerbone, as preocupações com os custos dos equipamentos em uma época de crise, argumentadas pelos radiodifusores, são pragmáticas, mas é necessário ter uma reflexão maior sobre as propostas apresentadas até agora. Ele acredita que a reorganização do cronograma se mostra realmente necessária, mas teme que o prazo do desligamento total do sinal analógico ultrapasse o ano de 2018. “O uso de equipamentos antigos e, provavelmente, sem peças de substituição interferirão na qualidade das transmissões”, avalia.

A expectativa do presidente do Gired é de que, até o dia 22, as partes cheguem a consenso sobre temas importantes, como o reforço na comunicação, que prevê tarjas que ocupem até 60% da imagem. Zerbone avisou que não vai aceitar nada que não seja razoável.

Rio Verde

Sobre o desligamento de Rio Verde, marcado para 29 de novembro, a data será mantida em princípio. Segundo Zerbone, os preparativos estão avançados, com engajamento da população e a distribuição de sep-top boxes para os beneficiários do Bolsa Família. “A manutenção é importante para o aprendizado do processo”, defende.

Mas tudo vai depender dos números coletados pelo Ibope sobre a capacidade de recepção do sinal digital no município goiano. A meta estabelecida é de que 93% dos domicílios estejam aptos. Uma reunião na próxima semana do grupo de comunicação do Gired dará uma pista disso.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
preload preload preload